
Em clima de festa e com a expectativa de ser a mais forte temporada da história, foi aberta nesta terça-feira (4) a Stock Car Brasil 2006, a principal categoria do automobilismo nacional e que neste ano reunirá 90 carros.
Pilotos e equipes da Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr., autoridades do esporte, imprensa e convidados participaram da apresentação oficial no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, antes do início dos treinos coletivos.
A temporada terá sua primeira etapa no final de semana, no mesmo local, com transmissão ao vivo da V8 pela canal SporTV.“A Stock Car inicia uma nova temporada com uma expectativa muito positiva. Esta categoria proporciona grandes espetáculos e é reconhecida mundialmente, por isso decidimos fazer uma apresentação como esta, diferente de tudo que já fizemos. Temos pilotos e equipes cada vez mais profissionais, o que torna esta disputa tão acirrada e emocionante. A temporada 2006 tem tudo para ser uma das mais marcantes da modalidade”, destacou Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, realizadora da Stock Car Brasil.
O evento ainda contou com representantes das três marcas envolvidas na Stock Car V8, Chevrolet, Mitsubishi e a estreante Volkswagen, e do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Dr. Paulo Scaglione, que enalteceu a estréia da Stock Jr. “Trata-se de um filhote da categoria, que certamente renderá lucros para o automobilismo nacional. A Confederação confia na Vicar para a realização de mais um grande campeonato”, afirmou Sclaglione.
A expectativa de sucesso é baseada em algumas alterações no regulamento, que tornarão a briga pelo título e as próprias etapas ainda mais emocionantes. A Super Classificação, que reunirá os dez melhores tempos dos treinos de classificação; Playoff após a oitava etapa com os dez mais bem classificados na competição; e liberação da "Aquisição de Dados”, equipamento que possibilitará um domínio maior do chefe de equipe e melhor segurança, são as atrações confirmadas para as 12 etapas da Stock Car V8.
No que diz respeito à competição, a grande mudança é a criação do Playoff. Após a oitava etapa, os dez pilotos mais bem colocados disputarão diretamente o título. Com nova pontuação (1º, 25 pontos; 2º, 20, 3º 16; 4º, 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 09; 8º, 08; 9º, 07; e 10º, 06), eles terão as quatro etapas restantes para lutarem pelo título da temporada. Os demais participantes continuarão pontuando normalmente e o melhor no final da temporada será declarado 11º colocado e assim sucessivamente. Não haverá descarte de resultados.
A fórmula dará uma nova emoção à reta final da competição, deixando aberta a briga pelo primeiro lugar. Vale lembrar que o regulamento da categoria pode ser obtido no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Cada etapa também terá um atrativo a mais com a Super Classificação. O grid terá um limite máximo de 38 carros e, após os treinos oficiais de sexta e sábado, os dez mais rápidos farão um treino extra e os tempos obtidos definirão a ordem no grid.
“Dez minutos antes da Super Classificação, os dez mais rápidos até o momento deverão estar alinhados em 45º na frente do respectivo box, sendo que a ordem de saída será determinada pela posição nos treinos anteriores. Os pilotos terão dez minutos para fazer o tempo mais rápido, sendo que a entrada no box não permitirá retorno, valendo o tempo obtido até aquele momento”, explica Carlos Col, diretor da Vicar Promoções, realizadora e organizadora da Stock Car Brasil. Já na parte técnica, foi liberado o uso da “Aquisição de Dados” e/ou Telemetria.
Valeu!
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