25 de nov. de 2005

Brasil 1 assume a liderança da primeira etapa
25/11/2005

Na Volvo Ocean Race, brasileiros recuperam o primeiro lugar e estão perto de tomar decisão estratégica
São Paulo (SP) - A cada seis horas, todos os olhos do Brasil 1 se voltam para a cabine de navegação. O motivo? É com essa periodicidade que o veleiro brasileiro recebe os boletins meteorológicos e de posicionamento mandados pela organização da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo. "Desde Vigo, estamos grudados na tela do computador para conferir nossa posição e os boletins meteorológicos.


Hoje, 14 dias depois que saímos, continuamos assim", escreveu a navegadora australiana Adrienne Cahalan, nesta sexta-feira, em seu relatório diário. Nas últimas horas, a ansiedade a bordo do barco azul e amarelo aumentou ainda mais. O Brasil 1 reassumiu a liderança no boletim das 2 horas da madrugada de sexta-feira e já tinha 9 milhas de vantagem sobre o segundo colocado, ABN Amro One (HOL), após a atualização das 14 horas.

"Teoricamente, estamos na liderança, mas sabemos que o ABN 1 está em uma melhor posição se considerarmos as condições meteorológicas. O importante é que conseguimos nos recuperar em relação à posição que ocupávamos em Fernando de Noronha. É bom lembrar que chegamos a ficar quase 200 milhas atrás", disse o comandante Torben Grael. Leia mais.

Barco comandado por Torben Grael, beneficiado por rota diferente, ultrapassa o ABN Amro One
São Paulo (SP) - O Brasil 1 assumiu na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) a liderança da primeira etapa da Volvo Ocean Race, entre Vigo (Espanha) e Cidade do Cabo (África do Sul). De acordo com o boletim oficial divulgado às 8 horas, o barco comandado por Torben Grael tinha uma vantagem de 8 milhas náuticas (14,4 km) para ABN Amro One, depois de uma ótima reação: em cinco dias, tirou 122 milhas náuticas de diferença para os holandeses. A disputa promete ser bastante equilibrada até que os veleiros completem as cerca de 2.600 milhas náuticas que restam para o término da perna.


Pois o ABN Amro Two, terceiro colocado a 24 milhas náuticas (43 km) do líder, e o Ericsson, quarto lugar a 40 milhas náuticas (72 km), se dirigem à rota mais ao leste escolhida pelo Brasil 1 desde a passagem por Fernando de Noronha. O trajeto rendeu ventos mais fortes e propiciou a chegada ao primeiro lugar da etapa, que, segundo a organização, está prevista para se encerrar no dia 4 de dezembro. "Temos chances de vencer a etapa, mas ainda faltam muitas milhas a serem percorridas e temos de aguardar. O barco está seguindo por um caminho mais curto e mais arriscado, mas estamos todos muito confiantes em um bom resultado nesta primeira etapa", afirmou Alan Adler, diretor do projeto Brasil 1. Em um período de 24 horas, o Brasil 1 andou a uma velocidade média de 13,6 nós, contra 12,1 nós do ABN Amro One, que ainda não fez a curva em direção à África. O ABN Amro Two foi a embarcação mais veloz, com 14,1 nós. E o Ericsson velejou a 13,7 nós.

Depois da passagem pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha, o Brasil 1 manteve-se na vice-liderança na classificação geral da regata, com 5,5 pontos, atrás do Ericsson, que tem 6,5 pontos.

O ABN Amro One é o terceiro colocado, com 4,5 pontos, seguido por ABN Amro Two (3,5 pontos), Piratas do Caribe / EUA (2,5 pontos), movistar/ESP (2 pontos) e Sunergy and Friends/AUS (zero ponto).

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