21 de mar. de 2006

Stock Jr. com 17 pilotos confirmados

A Stock Jr., categoria de formação que faz sua estréia na programação das Stock Car Brasil 2006, já tem confirmados 17 pilotos para a temporada. Com isso, faltam apenas mais três vagas para completar o grid do campeonato, que tem início no dia 8 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.


Ao todo, a Stock Jr., criada pela Vicar e a ZF Racing, terá 24 provas em 2006, em 11 datas (Londrina terá quatro corridas), estando sempre junto da Stock Car V8, com exceção da etapa em Buenos Aires. O campeão da temporada o prêmio de R$ 50 mil para ser utilizado no ano seguinte na Stock Car V8 Light.

“Estamos bastante satisfeitos com o número de pilotos já confirmados na Stock Jr., e vimos que a aceitação foi bastante positiva. O custo relativamente baixo e a competitividade acabaram sendo fundamentais. Como os carros são iguais, o piloto vai realmente fazer a diferença. Tenho certeza que atingiremos o nosso limite de grid já para as duas primeiras etapas”, destaca Zeca Giaffone, da ZF Racing, responsável pela vinda da categoria para o Brasil e pela montagem dos carros.

No campeonato, os carros podem ser ocupados por um ou dois pilotos, cada um com uma pontuação específica. De acordo com o regulamento, um piloto pode ser campeão mesmo dividindo o carro com outro, pois serão computadas somente 10 etapas uma vez que é obrigatório o descarte dos dois piores resultados. Se somente um utilizar o carro e fizer a rodada dupla do final de semana, seus pontos serão somados e divididos por dois.

Além do objetivo de formar pilotos, a Stock Jr. também será direcionada para aqueles mais experientes em busca de novos desafios. Com isso, a categoria será dividida em Pro e Sênior, com pódios e premiações distintas. A Pro comportará pilotos com até 35 anos e a Sênior acima dos 36 anos.

Os carros, importados dos Estados Unidos, têm chassi tubular, com motores Yamaha de 130 cavalos de potência com tração traseira e o câmbio é seqüencial de cinco marchas. A carroceria é de fibra de vidro, fabricada no Brasil, com desenho sem ligação com qualquer montadora.

FICHA TÉCNICA DO STOCK JR.
Motor: Yamaha 1250cc com 130 cavalos de potência a 9.800 rpm
Câmbio: seqüencial de 5 marchas
Aceleração: 0 a 100 km/h em 4s2
Velocidade máxima: 200 km/h
Combustível: Avigás
Pneus: radial 205/13
Chassi: tubular
Dimensões: Entre eixos - 1m80
Largura - 1m50
Comprimento total - 3m20
Altura - 1m10
Peso: 550 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário