16 de mar. de 2006

UFMG - dados 100 vezes mais rápido

TECNOLOGIA

UFMG inaugura transmissão de dados 100 vezes mais rápida em todas as Alunos, professores e servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já começaram a desfrutar os benefícios da Rede Giga, nova rede de transmissão de dados por fibra ótica que será inaugurada nesta quinta-feira.

A nova rede é pelo 100 vezes mais rápida que a anterior. Tornará os recursos atuais mais ágeis e facilitará a transmissão de grandes arquivos, como os vídeos. Todas as unidades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão já estão usando a nova tecnologia.

Foram gastos cerca de R$ 2 milhões na execução do projeto.Com capacidade para transferir informações a uma velocidade de um Gigabit por segundo (1Gpbs), ou seja, 1 bilhão de bits por segundo, a Rede Giga permitirá a troca de grandes arquivos, tornará a comunicação entre computadores mais segura e uniformizará a capacidade de conexão de todas as unidades acadêmicas.

De acordo com o diretor de tecnologia da informação da UFMG, Márcio Bunte, a lentidão da rede não vai mais ser empecilho para que os eventos realizados no auditório da reitoria, transmitidos pela internet, não sejam vistos pela comunidade acadêmica."Com a capacidade de 1 Gbps, será possível ampliar a aplicação de certos recursos como as video­conferências", prevê.

Assim, devem se tornar mais comuns discussões, em tempo real, entre professores e alunos da UFMG com profissionais de outros países e também entre médicos de postos de saúde e do Hospital das Clínicas. "A possibilidade de comunicação diminui o número de encaminhamentos desnecessários, quando o caso pode ser resolvido no próprio posto de saúde", completa.

EconomiaOutro benefício apontado pelo diretor é a economia que ela deve gerar a longo prazo, já que a universidade não precisará mais alugar linhas da Telemar. "O valor que deixaremos de desembolsar durante alguns anos com esse "aluguel" será suficiente para cobrir o investimento feito na construção dessa rede. Isso sem considerar o ganho de desempenho", avalia Márcio Bunte.EstruturaPara aumentar a velocidade de transmissão, foi necessário instalar novos cabos de fibra ótica interligando os prédios e reestruturar redes internas de vários deles. Dentro do campus Pampulha, algumas fibras antigas foram trocadas e também instaladas fibras adicionais.

A ligação da Pampulha com as unidades do centro foi feita por meio da instalação de cabos subterrâneos, em parceria com a prefeitura. Eles vão da entrada da avenida Carlos Luz até o cruzamento das ruas Tamóios e Mato Grosso, onde encontram a rede da Prefeitura, que instalou os cabos da UFMG junto aos do Projeto Olho Vivo.

O evento de inauguração será realizado na área externa da Biblioteca da Escola de Belas Artes, a partir das 11h, e contará com a presença de Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, presidente da Finep, órgão responsável pelo financiamento do projeto.

Retirado site MundoInfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário